Nós sempre fazemos comparações aqui no Rota do Canguru a respeito de vários aspectos do Brasil e da Austrália, afinal, muitas pessoas desejam conhecer a terra dos cangurus a partir de uma perspectiva de quem vive no Brasil. 

O texto de hoje é um pouco diferente: nós queremos falar sobre o que a Austrália e o Brasil têm em comum, quais são as características que nos aproximam. Além disso, se você tem dúvidas sobre como é a adaptação de brasileiros na Austrália, esse texto pode ser bastante útil, uma vez que dá uma visão mais abrangente a respeito de como será o seu estilo de vida no país. 

Veja abaixo quais são as semelhanças entre o Brasil e Austrália! 

1. Natureza rica e exuberante

A Floresta Daintree, da Austrália e a Floresta Amazônica, no Brasil

Uma das coisas que a Austrália e o Brasil mais se assemelham é a exuberância de sua natureza. Tanto no Brasil como na Austrália existe uma flora com muitas espécies diferentes e nativas, que fazem desses países dois lugares extremamente ricos neste sentido. 

Enquanto no Brasil a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica se destacam pela sua biodiversidade e por serem os cartões postais do país, a Austrália tem como destaque o seu deserto, a Grande Barreira de Corais e o Parque Nacional de Kakadu. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Além disso, a natureza desses dois países tem outra grande semelhança: a sua diversidade é tão grande a ponto de ter vários biomas e vegetação extremamente diferentes, quase opostas entre si. No Brasil vê-se o contraste entre a aridez e o clima quente do sertão nordestino em contraponto com o clima ameno e com uma natureza mais verde da região sul do país. Já na Austrália podemos observar esse contraste entre o deserto australiano contra o gélido Alpes Australianos. 

2. Povo acolhedor

Outra das principais características que deixam a Terra dos Cangurus mais próxima do País do Futebol é o povo extremamente acolhedor. Muitos brasileiros estranham quando visitam países da Europa ou América do Norte, pois há uma sensação de que a população de lá é mais fria, mais reservada. 

Aqui na Austrália o povo é bastante parecido com o brasileiro: um povo com alto astral contagiante e muito animado, sempre procurando aproveitar a vida das melhores maneiras, procurando dar um sentido a ela com os pequenos detalhes.

Pode ser que você demore para ganhar intimidade com um australiano, pois eles têm seus momentos mais retraídos, mas quando vocês estiverem mais próximos, você será considerado um grande amigo, com uma relação de lealdade e verdadeira.

3. Clima

Bondi Beach, na Austrália e Copacabana, no Brasil

O clima entre o Brasil e a Austrália pode ser bastante parecido. “Pode”, pois como o tamanho de ambos países é continental, essa semelhança pode variar bastante de região para região. Mesmo assim, os brasileiros não costumam sentir muitas diferenças climáticas como sentem quando viajam para regiões mais geladas, como a Europa. 

Ao longo de todo o ano, as principais cidades da Austrália possuem temperaturas que não chegam a 5ºC e não passam dos 35ºC. Mas, lembra-se, isso é apenas uma média! Há dias em que pode ficar mais calor ou mais frio, especialmente aqui na Austrália, que é um país que recebe muitos dias de sol no ano.

Além disso, as estações do ano ocorrem no mesmo período, então, quando é verão no Brasil, é verão na Austrália. Isso facilita ainda mais para quem busca um destino para fazer intercâmbio em que não haja mudanças drásticas de temperatura, por exemplo. 

Como é morar na Austrália: qualidade de vida no país

4. Extensões e distâncias continentais

Tanto o Brasil como a Austrália têm dimensões continentais, tanto que o Brasil ocupa uma área de 8,5 milhões de km² e a Austrália ocupa 7,7 milhões de km². 

Só para você entender como as dimensões são realmente continentais, o território Brasileiro ocupa 48% de toda a América do Sul e 5,6% das terras emersas do mundo. A Austrália, por sua vez, ocupa 90% do continente da Oceania. O seu tamanho é tão grande que, muitas vezes, as pessoas se referem à região como o Continente Australiano. 

5. Paixão pelos esportes

Rugby, na Austrália e o futebol, no Brasil

Apesar de Brasil e Austrália terem seus esportes nacionais totalmente diferentes – um o rugby e outro o futebol – ambos têm uma paixão muito grande e declarada pelos esportes! E eu digo qualquer esporte: os australianos, assim como os brasileiros, são amantes de atividades físicas. Sejam elas apenas um hobby ou profissionalmente, eu tenho certeza que essa é mais uma característica que aproxima Brasil x Austrália! 

Esportes da Austrália: quais são os mais praticados

6. Geografia diversificada

Acabamos falando um pouco sobre a geografia dos dois países, a qual é bastante semelhante em sua diversidade. Mas é válido ressaltar que tanto aqui na Austrália como no Brasil é possível encontrar de tudo um pouco: praias, florestas densas, regiões extremamente secas e quentes, além de regiões com temperaturas mais amenas.

Mas aqui na Austrália, assim como no Brasil, também é possível encontrar uma grande porção de rios, lagos, regiões montanhosas, planaltos e planícies. A única diferença nesse sentido é que a Austrália tem uma cordilheira – os Alpes – e o Brasil não! Bom, pelo menos não uma que não esteja submersa!

O que é o Outback Australiano?

7. Ambos países têm uma diversidade cultural muito grande

Os aborígenes, na Austrália e as tradições de matrizes africanas, no Brasil

Sim, o Brasil e a Austrália compartilham essa característica incrível! Nossos dois países – e eu digo nosso, pois nós temos um coração que já é australiano – compartilham uma história de imigração em comum. 

O Brasil já era morada dos índios antes da chegada dos portugueses. Depois disso, culturas africanas chegaram ao país durante o período da escravidão – que tentou apagá-la, mas, felizmente, não conseguiu. Ao longo do tempo, várias outras nacionalidades se mudaram para o país em busca de melhores condições de vida, especialmente depois das grandes guerras da Europa. Isso é a prova da grande miscigenação da população brasileira e a reunião de várias culturas em apenas uma nação.

Já a Austrália também era habitada por povos indígenas, aqui chamados de aborígenes. A colonização europeia trouxe os britânicos e várias outras nacionalidades. O desenvolvimento do país fez com que ele se tornasse procurado por muitos daqueles asiáticos e sul-americanos que procuravam crescer profissionalmente e pessoalmente a partir da década de 1990. Hoje em dia, ¼ dos cidadãos australianos têm origem em outro país. 

Cultura da Austrália: conheça seus principais aspectos

8. Raízes históricas na colonização

Já falamos acima e você deve saber que a Austrália foi colonizada por britânicos que viram a região como um destino para deportar seus prisioneiros que lotavam as cadeias da Inglaterra. A herança histórica da colonização britânica na terra dos cangurus continua de muitas formas até hoje, seja por meio da língua ou seja por meio das Relações Internacionais – a Austrália faz parte da Commonwealth, conjunto de países que foram colonizados pelo Reino Unido. 

Já o Brasil, como você sabe, foi colonizado por Portugal e há diversas características que os portugueses deixaram como herança para o nosso povo, desde a cultura que se aproxima com a europeia, passando pela culinária e língua. 

9. Brasil e Austrália: capitais projetadas para servirem ao país

Camberra, na Austrália e Brasília, no Brasil

Apesar de muitos pensarem que a capital da Austrália é a cidade de Sydney, a verdade é que a capital da terra dos cangurus é a cidade de Canberra. Assim como a nossa atual capital, Brasília, a cidade de Canberra foi projetada para servir como a sede governamental do país. 

Canberra foi concebida com o intuito de acabar com a rivalidade entre Melbourne e Sydney, que eram as duas principais cidades do país no início do século XX. Além disso, a capital da Austrália, assim como a capital do Brasil, foi projetada a partir de um concurso arquitetônico e de planejamento urbano.

Quais são os estados da Austrália?

10. Cores parecidas, mas significados diferentes

Provavelmente você já deve ter observado em alguma partida esportiva os australianos utilizando uniformes verde e amarelo, assim como os uniformes brasileiros. Bom, a origem dessas cores no Brasil nós já sabemos: vem da bandeira brasileira, a qual, por sua vez, escolheu essas cores por causa das cores da antiga família real do Brasil. 

Já o verde e amarelo da Austrália têm uma história diferente. Mas, antes de tudo, é preciso dizer que não é exatamente amarela a cor oficial, mas sim o dourado. Então, o verde e o dourado vêm do Brasão de Armas da Austrália que, além de conter o desenho da acácia dourada, ainda tem o canguru e o emu, animais nativos da Austrália. 

Viu só como a Austrália, mesmo distante fisicamente, é tão próxima do Brasil? Muitos acreditam que por ficar do outro lado do mundo os brasileiros e australianos são povos totalmente diferentes, mas todas essas semelhanças – e muitas outras – são fatores que nos fazem ainda mais parecidos! 

Quer conhecer um pouco mais da Austrália? Então venha conhecê-la pessoalmente! Invista em seu futuro ao fazer um intercâmbio na Terra dos Cangurus!

Clique aqui e fale com uma agência de intercâmbio especializada parceira do Rota do Canguru. Tenho certeza que vai ser uma experiência incrível! 

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália