A Austrália é um país de extensões continentais e é considerado um dos maiores do mundo em termos de tamanho geográfico. Em contrapartida, sua população é bastante pequena comparada ao seu tamanho: são apenas 25 milhões de habitantes espalhados por uma área de 7,7 milhões de km² – um pouco menor do que o Brasil. E todo esse território é formado por seis estados e dois territórios. Quer conhecer quais são os estados da Austrália? Hoje nós vamos te contar um pouquinho sobre eles e suas principais cidades! 

Um pouco sobre a geografia da Austrália

A Austrália é um país enorme: ele é o sexto maior do mundo em território, mas possui apenas 25 milhões de habitantes. O país é banhado pelo oceano Índico ao sul e oeste, e pelo oceano Pacífico a leste. 

Como é morar na Austrália: qualidade de vida no país

Por meio desses oceanos, a ilha-continente da Austrália ainda faz fronteiras com outros países, como Indonésia, Timor-Leste, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné. Antes da colonização dos europeus, o continente australiano era habitado por mais de 250 tribos de aborígenes, que são os povos originários da Austrália. 

Com a chegada dos exploradores europeus, a Austrália foi rapidamente colonizada como um local que serviu, inicialmente, como uma colônia prisional. Ao longo do tempo, a população aumentou e o país se transformou no que é hoje. 

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Geograficamente falando, alguns locais se destacam. No centro do país há um grande conjunto de desertos que é conhecido como Outback. O deserto constitui a maior parte do território australiano e a população está, em grande parte, nas regiões costeiras – 85% dos habitantes da Austrália moram na costa. 

Na costa nordeste está um dos maiores pontos turísticos do país, a Grande Barreira de Corais. Há ainda cadeias de montanhas a leste e no sudeste: A Grande Cordilheira Divisória e os Alpes Australianos, respectivamente. Inclusive, o ponto mais alto do país é o Monte Kosciusko, que faz parte dos Alpes e está a 2.228 metros acima do nível do mar.

Já o ponto mais baixo é o Lake Eyre, que está a 15 metros abaixo do nível do mar. Esse lago fica a cerca de 700 quilômetros de distância de Adelaide. Quando o lago está cheio ele contém o mesmo nível de salinidade do mar, mas quando seca, há uma maior concentração de sal. Isso se deve ao fato de, há milhares de anos, o lago já ter sido conectado ao oceano. A presença de algas no lago faz com que ele apresente uma coloração rosada em alguns dias do ano. 

O maior rio da Austrália é o Rio Murray, que nasce nos Alpes Australianos, entre Victoria e Nova Gales do Sul e desagua no Oceano Índico, próximo a Adelaide. Os outros principais rios da Austrália são afluentes do Rio Murray, como o Murrumbidgee River e o Darling River.

Quais são os estados da Austrália e seus territórios?

Depois de toda essa informação sobre a geografia da Austrália, tenho certeza que você está com bastante curiosidade para conhecer um pouco mais da Austrália e seus estados e territórios. Veja mais sobre eles abaixo! 

1. Australian Capital Territory

Capital da Austrália Camberra
Parlamento australiano, Camberra

Essa região é o Território da Capital Australiana, sendo um território federal onde está a capital da Austrália, Camberra e alguns municípios menores. Ele se localiza como um enclave no estado de New South Wales e é a sede do governo federal australiano. 

Saiba mais: Capital da Austrália e Suas Curiosidades – Canberra

Esse território australiano tem um clima continental seco, com verões quentes e invernos mais frios. A maior parte da população desse território vive na cidade de Camberra, a qual também é considerada a maior cidade do interior do país, já que a cidade não tem ligação com o mar. 

Falando em ligação com o mar, aqui há uma curiosidade: para que esse território tivesse uma ligação com o oceano, ele comprou a região que hoje é conhecida como Território da Baía de Jervis do estado de NSW.

Maior cidade: Camberra

População: 428.060 habitantes

Pontos de interesse: Casa do Parlamento da Austrália, Museu Nacional da Austrália, Memorial de Guerra Australiano, Lago Burley Griffin e Telstra Tower

2. New South Wales – Nova Gales do Sul

Blue Mountains Sydney Australia

Nova Gales do Sul foi o primeiro estado a ser formado pela colônia britânica, lá em 1788. Hoje ele é um dos estados mais populosos da Austrália e faz fronteira com Queensland ao norte, Victoria ao sul e South Austrália a oeste. Esse estado da Austrália também é considerado um dos mais importantes do país em várias áreas: econômica, educacional e industrial. 

Veja mais:

Esse estado australiano tem várias zonas climáticas, com regiões desérticas, semiáridas, subtropicais e com clima oceânico. Por isso, há uma grande variação de temperatura entre as diferentes temperaturas do estado. Há, ainda, a presença de neve nos Alpes.

Esse estado da Austrália possui uma economia baseada em tecnologia da informação, serviços financeiros e, também, na exportação de produtos como carvão. O turismo e o setor, por sua vez, têm se tornado grandes pedestais econômicos para NSW, rendendo uma boa parte do PIB desse estado Australiano

Maior cidade: Sydney

População: 8,158 milhões de habitantes

Pontos de interesse: Sydney Opera House, Blue Mountains, Nelson Bay, Byron Bay, The Great Coastal Walk

3. Estados da Austrália: Northern Territory

uluru símbolo do outback australiano

O Território do Norte é uma grande área administrativa da Austrália. Ele faz fronteira com Western Australia a oeste, South Australia ao sul e Queensland a oeste. Assim como muitos outros estados da Austrália, o Território do Norte foi habitado pelos indígenas australianos e, a partir do século XVIII, muitos comerciantes indonésios começaram a fazer negócios com esses povos. Os europeus chegaram no século XVII, mas só conseguiram se estabelecer, de fato, no final do século XVIII após tentativas fracassadas de assentamentos. 

Veja também: O que é o Outback Australiano?

A economia do Território do Norte é baseada em turismo e extração mineral. Com uma grande abundância de recursos naturais, o estado é um grande produtor de commodities advindas da mineração, como petróleo, urânio e outras matérias primas. 

O clima de Northern Territory pode ser dividido em dois: no extremo norte, há um clima tropical de savana, com uma estação úmida e outra seca. Chove muito pouco entre maio e setembro e a temperatura raramente fica abaixo de 14ºC nos meses mais frios. As regiões central e do sul têm clima desértico, com pouquíssimas chuvas (menos de 250 mm o ano todo) e temperaturas extremas. 

Maior cidade: Darwin

População: 244.761 habitantes

Pontos de interesse: Alice Springs, Cabo Nanydjaka, Litchfield National Park, Tiwi Islands, Simpson Desert, Uluru (Ayers Rock) e Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta

4. Estados da Austrália: Queensland

por do sol em burleigh head

Queensland é o segundo maior estado em área e o terceiro mais populoso. São cinco milhões de habitantes e boa parte dessa população vive na capital do estado, Brisbane. Esse estado da Austrália faz fronteira com o Território do Norte a oeste, com a Austrália Meridional a sudoeste e Nova Gales do Sul no sul. A leste, Queensland é banhada pelo oceano Índico. 

Conheça mais:

Queensland é frequentemente chamada de “Sunshine State”, já que é um lugar de clima tropical e com dias quentes a maior parte do ano. Isso também o transforma em um dos estados da Austrália com maior potencial turístico. Por isso mesmo, o turismo é uma das principais indústrias do estado de Queensland, juntamente com a indústria de mineração e produção e exportação de frutas. 

A paisagem do estado de Queensland é bastante variada, com florestas tropicais, praias, ilhas e, claro, a Grande Barreira de Corais. Alguns dos principais destinos turísticos da Austrália localizam-se em Queensland, como as cidades de Gold Coast, Cairns, Sunshine Coast ou, então, a Ilha Fraser ou as Ilhas Whitsunday.

Maior cidade: Brisbane

População: 5,16 milhões de habitantes

Pontos de interesse: Mount Coot-tha, Surfers Paradise, Grande Barreira de Coral, Floresta Tropical de Daintree, Cape Tribulation

5. Estados da Austrália: South Australia

Também conhecido como Austrália Meridional, esse estado faz fronteira com todos os outros estados da Austrália, com exceção da Tasmânia. Por ter uma grande área desértica, ele tem apenas 8% de toda a população do país. Boa parte desses habitantes vivem na região metropolitana de Adelaide, a capital do estado ou, então, nas áreas ao longo dos rios. Nesses locais há melhores condições de utilização do terreno e o clima não é tão árido como no interior. 

Conheça também: Roteiro: o que fazer em Adelaide

Por muito tempo a região foi ocupada por aborígenes e, por isso, há uma forte presença desses povos na cultura de South Australia. Quando os colonizadores chegaram à região, tinham a intenção de transformá-lo em uma província com liberdade civil, tolerância religiosa e em um local que abraçaria imigrantes livres. 

O clima desse estado australiano é predominantemente desértico e com faixas que se assemelham ao clima mediterrânico. Em alguns lugares de South Australia há temperaturas extremas. A temperatura mais alta já registrada por lá foi de 50,7ºC, na cidade de Oodnadatta, em 1960. Essa também é a temperatura mais alta já registrada dentre todos os estados da Austrália! Quente, não é mesmo?

Boa parte da economia de South Australia gira em torno do setor de serviços, da indústria manufatureira e do comércio varejista. Boa parte do que é produzido neste estado é voltado para exportação e, por isso, as exportações são grandes fontes de renda para o estado. A indústria de vinhos também é muito importante para South Australia e o estado produz alguns dos melhores vinhos do país.

Veja também: Conheça os vinhos australianos

Maior cidade: Adelaide

População: 1,77  milhão de habitantes

Pontos de interesse: Coober Pedy, Barossa Valley, Adelaide Hills, Kangaroo Island, Flinders Ranges e Outback

6. Tasmânia

A Tasmânia é o estado da Austrália que não faz parte do continente, ficando localizado a 240 quilômetros separado da ilha principal pelo Estreito de Bass. A Tasmânia tem uma história muito longa e também já foi habitada por aborígenes muito antes da colonização britânica. 

A Tasmânia é um dos estados da Austrália que mais têm áreas protegidas. Cerca de 42% de toda sua área terrestre corresponde a zonas de proteção ambiental, com parques nacionais e locais marcados como Patrimônio Mundial. 

O clima da Tasmânia é temperado e relativamente mais frio em comparação com o restante da Austrália. As estações são bem definidas, com verões de temperaturas amenas e invernos de temperaturas bem frias. 

A Tasmânia se destaca por ter uma vegetação extremamente diversa, com muitas pastagens, florestas de eucaliptos, regiões montanhosas e florestas tropicais. Quanto à sua fauna, a Tasmânia também é um dos estados australianos mais diversos nesse sentido, destacando-se o Diabo da Tasmânia como o emblemático animal do estado. 

Veja mais: Os 8 Tipos de Animais da Austrália Mais Famosos

Maior cidade: Hobart e região metropolitana

População: 539,5 mil habitantes

Pontos de interesse: Cradle Mountain, Mount Wellington, Bay of Fires, Parque Nacional Freycinet e Wineglass Bay Beach

7. Victoria

Bem no sudoeste da Austrália está o segundo estado mais populoso da Austrália e o menor dos estados australianos em extensão. Por isso mesmo ele se tornou o estado mais densamente povoado do país. A maior parte da população vive na região da Baía de Port Phillip, onde está localizada a cidade de Melbourne, capital do estado. 

Victoria despontou econômica e populacionalmente a partir da Corrida do Ouro de Victoria, período no qual houve grande exploração de ouro e outros metais preciosos na região. Hoje em dia, esse é um dos estados da Austrália que mais se diversificaram economicamente, com setores de serviços extremamente desenvolvidos. O setor de agricultura e de manufatura são bastante proeminentes no estado, destacando-se pela produção de vinhos, máquinas, equipamentos e de petroquímicos. 

Veja também: Curiosidades sobre Melbourne que você não sabia!

O clima no estado de Victoria é bastante variado. Há zonas mais frias graças à Grande Cordilheira Divisória e o vento que vem da Antártida ajuda a reduzir o calor do verão. Chove bastante em Victoria, especialmente nas regiões mais altas. No geral, as temperaturas são amenas e com as quatro estações bem definidas. 

Maior cidade: Melbourne

População: 6,7 milhões de habitantes

Pontos de interesse: Great Ocean Road, Grampians National Park, Phillip Island, Flinders Street Station em Melbourne e Torquay

8. Western Australia

rottnest island

Por fim, o estado de Western Australia, também chamado de Austrália Ocidental, é o maior dos estados australianos em termos de território, mas tem uma população bastante baixa. Há apenas 2,6 milhões de pessoas morando em Western Australia, sendo que a maioria vive na capital, Perth. 

Saiba mais: Cidades da Australia – Perth, Western Australia

A oeste e norte o estado é banhado pelo Oceano Índico, pelo Oceano Antártico ao sul e faz fronteira com Northern Territory e South Australia a leste. Seu grande território o transformou na segunda maior subdivisão de um país no mundo, atrás apenas da República de Sakha, na Rússia. 

A economia desse estado da Austrália é baseada, principalmente, por uma ampla gama de commodities minerais e extração de petróleo. Assim, boa parte da economia local é baseada na exploração dos recursos naturais. 

Veja mais: As 6 principais cidades da Austrália

Para se ter ideia, Western Australia produz cerca de 20% de toda a produção mundial de bauxita, mineral que se transforma em alumínio quando processado; é, também, o terceiro maior produtor de minério de ferro do mundo e há grandes minas de diamante.

Maior cidade: Perth

População: 2 milhões de habitantes

Pontos de interesse: Rottnest Island, Margaret River, Broome, Nambung National Park, Shark Bay, Kalbarri National Park 

Conheça a Austrália de perto! 

Gostou de conhecer todas essas informações sobre os estados da Austrália? Então, agora, é a vez de conhecer a Austrália de perto! Faça um intercâmbio com a ajuda das agências parceiras do Rota do Canguru! 

Você pode entrar em contato com as melhores agências de intercâmbio do Brasil preenchendo o nosso formulário de contato! As oportunidades na Austrália não faltam e esperam por você!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália