Assim como o Brasil, a Austrália já era habitada bem antes dos europeus chegarem à região. Mas, diferente do nosso querido país do futebol, a Austrália foi colonizada por ingleses. E é essa história que vamos contar. Continue conosco para entender mais sobre a colonização da Austrália.

Quem descobriu a Austrália?

Estima-se que os primeiros moradores chegaram ao território Australiano por volta de 50 mil anos atrás. Mas já falamos desse assunto em outro artigo

As terras da Austrália haviam sido avistadas por navegadores portugueses, holandeses e espanhóis no século XVI. Naquela época, havia um misticismo muito grande sobre essa área, que era chamada de Terra Australis Incognita. O território havia sido imaginado e desenhado por Ptolomeu, um geógrafo e matemático muito respeitado em sua época. 

Acreditava-se que a parte sul do planeta era coberta por terra e que o território onde hoje é a Oceania era cheio de riquezas a serem exploradas. E, mesmo assim, foi só no século XVIII que o capitão da Marinha Real Britânica James Cook, encontrou as terras australianas oficialmente.

Em sua navegação, Cook buscava descobrir a famosa Terra Australis Incognita, mas ao chegar, percebeu que o território era diferente do imaginário. Assim, em 1770, o Capitão James Cook desembarcou na costa leste da Austrália e, após ir para o norte, fincou a bandeira inglesa no novo local, dando-lhe o nome de Nova Gales do Sul.

Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto
Promoção Rota do Canguru 30% de desconto

Foi então que o território da Austrália passou a ser mapeado, já que agora pertencia ao Reino Unido.

Como foi a colonização da Austrália

No ano de 1788, a Inglaterra decidiu que enviaria seus presos com penas maiores do que sete anos para a Austrália. O motivo da decisão foi que os Estados Unidos haviam se tornado independentes e a Inglaterra não poderia mais enviar seus presos para lá. Foi então que o processo de colonização começou. 

Em janeiro de 1788, a primeira frota de navios britânicos chegou à Botany Bay, trazendo mais de mil presos para a nova colônia penal britânica. E em 26 de janeiro do mesmo ano, a primeira colônia inglesa foi fundada, no lugar onde hoje é a cidade de Sydney, a maior da Austrália. 

Em 1835, os prisioneiros britânicos deixaram de ser enviados para o país. A partir daí, a Austrália passou a ser destino de imigrantes em busca das minas de ouro, que foram descobertas em meados daquele século.

Também vale lembrar que o processo de colonização foi cruel com os povos nativos da terra dos cangurus. Hoje, eles não passam de 1% da população australiana.

Comunidade da Austrália

Após uma década de discussões, votações e planejamento, a Comunidade da Austrália (nome oficial do país) foi criada. Em 1 de janeiro de 1901, com a sua Constituição assinada pela Rainha Vitória, os estados de Nova Gales do Sul, Austrália Meridional, Tasmânia, Queensland, Austrália Ocidental e Vitória deixaram de pertencer à coroa britânica e formaram uma federação.

Houve uma disputa muito grande entre duas cidades para decidir qual delas seria a capital australiana. Sydney e Melbourne eram as duas cidades mais importantes do país, portanto ambas queriam o posto.

Porém, foi decidido que a capital seria Camberra. Enquanto a sua construção não era finalizada, Melbourne seria a capital provisoriamente.

Canberra, capital da Austrália.

Austrália na atualidade

Hoje, a Austrália é um dos melhores lugares do mundo para se viver. A terra dos cangurus tem o maior salário mínimo do mundo e altos índices de qualidade de vida. Sem falar das paisagens incríveis e praias deslumbrantes.

Além de todas essas vantagens, a Austrália é um país que procura imigrantes e mão de obra qualificada. Já que sua população é pequena e o governo tem planos de expansão. Por isso o país é um dos mais procurados por intercambistas e imigrantes.

Se essa história toda despertou em você um desejo de ir para a Austrália, um intercâmbio é a melhor maneira de conhecer o país e aproveitar suas vantagens.

Você pode entrar em contato com as melhores agências de intercâmbio do Brasil preenchendo o nosso formulário de contato! As oportunidades na Austrália não faltam e esperam por você!

Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália
Receba grátis orçamentos de intercâmbio na Austrália